Coordenação de Estágios
coordenador: Prof. Guilherme Wagner (Portaria N° 024/2024/BNU)
e-mail: guilherme.w@ufsc.br
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| Documento | link |
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| 01 - Termo de Convênio UFSC - Concedente | DIP/PROGRAD |
| 02 - Termo de Convênio UFSC - AGI | |
| 03 - Termo de Convênio UFSC - AGI - Concedente | |
| 04 - Termo de Convênio UFSC - IES | |
| 05 - Lei dos Estágios nº 11.788 de 25/09/2008 | |
| 06 - Resolução Normativa nº 73/2016/CUn | |
| 07 - Regimento Estágio Licenciatura em Matemática UFSC-Bnu | |
| 08 - Normas para Redução da Carga Horária dos Estágios | |
| 09 - Circular sobre a redução de horas de estágio | |
| 10 - Template de memorial para redução de horas de estágio | pdf (botão direito, salvar link como) |
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Estágios obrigatórios
O estágio supervisionado obrigatório no curso de Licenciatura em Matemática constitui um componente curricular fundamental para a formação inicial de professores. Ele tem como objetivo aproximar o futuro docente da realidade escolar, permitindo que desenvolva competências profissionais a partir da observação, participação e intervenção no cotidiano do ensino de Matemática. Ao longo do estágio, o licenciando tem a oportunidade de compreender a dinâmica escolar, analisar práticas pedagógicas, identificar desafios do ensino e da aprendizagem e refletir criticamente sobre o papel social da escola e do professor.
O estágio é realizado em instituições de educação básica, geralmente distribuído em etapas que incluem observação, regência de classe e participação em atividades extracurriculares. A observação permite ao estagiário elaborar teórica e praticamente a organização da escola, o planejamento docente e as interações em sala de aula. Já a regência oferece um espaço para desenvolver os conhecimentos especializados do professor de matemática que se configuram como síntese dos saberes teóricos e pedagógicos da matemática e os saberes que emergem da reflexão sobre a própria prática docente. Para alcançar tais conhecimentos especializados o estagiário irá elaborar sequências didáticas, utilizar diferentes metodologias e avaliar o aprendizado dos estudantes.
A orientação do Estágio é feita por um professor da universidade e a supervisão por um professor da escola, garantindo acompanhamento contínuo e orientações que auxiliam no desenvolvimento profissional. Ao final, o estágio proporciona uma experiência formativa essencial para que o futuro professor consolide sua identidade profissional docente e compreenda os desafios reais da profissão.
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Estágios não-obrigatórios
O estágio não obrigatório na Licenciatura em Matemática é uma atividade opcional que complementa a formação acadêmica, oferecendo ao estudante oportunidades adicionais de vivência profissional. Diferentemente do estágio obrigatório, ele não integra a carga horária mínima exigida pelo curso, mas contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades docentes e ampliação do repertório pedagógico do futuro professor atuando em escolas, centros educacionais, projetos sociais, cursinhos ou outras instituições que ofereçam atividades relacionadas ao ensino de Matemática.Igualmente, o estágio não-obrigatório pode contribuir no desenvolvimento de competências em áreas conexas a própria matemática na indústria, no setor de serviços, na computação etc.
Apesar de não ser exigido pelo currículo, o estágio não obrigatório é regulamentado e supervisionado, garantindo que a experiência seja formativa e alinhada aos princípios éticos da profissão docente e/ou matemática. Assim, ele se torna uma oportunidade valiosa para fortalecer a identidade profissional, ganhar experiência prática e se preparar melhor para os desafios futuros.






