O curso

13/09/2018 17:40

Criado em 2014, quando da instalação do campus Blumenau, o curso de Licenciatura em Matemática conta com quadro docente qualificado em nível de doutorado nas áreas de Matemática Pura e Aplicada, de Educação Matemática e de Educação.

Após revisões de currículo motivadas por alterações na legislação brasileira que rege o ensino superior, a partir de 2023 o curso durará apenas 4 anos. Além disso, os ingressantes do 1º semestre do ano (geralmente em março) frequentarão o curso matutino, enquanto os ingressantes do 2º semestre do ano (geralmente em agosto) frequentarão o curso noturno.

O objetivo do curso é formar professores para atuar na Educação Básica, mas também com o conhecimento das linhas de pesquisa para o ingresso em programas de pós-graduação. O licenciado em Matemática deve ter visão de seu papel social como educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com a sensibilidade necessária para interpretar as demandas dos educandos.

Além disso, saber a contribuição que a Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício da cidadania e ter consciência de seu papel na superação dos problemas presentes no ensino-aprendizagem. Por fim, o egresso desse curso será capaz de seguir seus estudos em uma pós-graduação nas áreas da Matemática ou da Educação Matemática.

Número de vagas: 100 (50 vagas por semestre).
Turno de funcionamento: 
        Matutino (ingressantes no 1º semestre) ou
        Noturno (ingressantes no 2º semestre).
Regime acadêmico: Semestral.
Duração: 8 semestres (a partir de 2023).
Carga horária: 3858 horas-aula (3215 horas).

Conceito MEC: 4 (muito bom) – portaria de reconhecimento

Formas de ingresso:
(i) Vestibular: para maiores informações, acesse: http://coperve.ufsc.br

(ii) Sisu – Sistema de Seleção Unificada: para maiores informações, acesse: http://sisu.mec.gov.br e http://coperve.ufsc.br.

(iii) Transferências e retorno de graduado: Todo semestre o Departamento de Administração Escolar (DAE/UFSC) publica, em data prevista no Calendário Acadêmico, um Edital de Vagas para transferências e retornos, informando quantas vagas existem em cada curso para transferência interna (para alunos de outros cursos da UFSC), transferência externa (para alunos de outras instituições de ensino superior) e retorno (para ex-alunos da UFSC).

A seleção dos candidatos, dentro dos limites de vagas disponíveis no curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Blumenau, será realizada nos termos da Resolução nº 017/Cun/97 e Portarias de Critérios de Classificação expedidas pelo coordenador do curso.